domingo, 28 de agosto de 2011

Lixo eletrônico: uma questão de sustentabilidade

O lixo eletrônico se tornou um problema freqüente e muito preocupante para a sociedade moderna. Milhares de toneladas de lixo são descartadas mensalmente, sem um destino adequado, e muito desses materiais jogados fora são recursos desperdiçados, que poderiam ser reciclados ou até mesmo reutilizados.

Com o avanço da terceira revolução industrial, com o aumento da produção em massa e o desenvolvimento de novas tecnologias, as pessoas passaram a adquirir bens eletro-eletrônicos de forma mais acessível, mais fácil. Isso porém trouxe um problema, associado a todo bem de consumo: quanto mais produtos são comprados, mais lixo é ou será gerado.

E ainda há agravante em tudo isso: a maior parte dos produtos eletro-eletrônicos não duram mais do que três anos. São feitos para apresentarem defeitos com alguma com facilidade, ou ainda, se tornarem obsoletos em pouco tempo. É a famosa “obsolescência programada”, onde tudo é descartável, feito para se usar e depois jogar fora, e assim alimentar o comércio.

Gera-se um lixo que além de volumoso, pode ser tóxico, como no caso das pilhas e baterias recarregáveis, muitas feitas com cádmio, lítio, chumbo, mercúrio e uma série de outros compostos que podem ser nocivos a vida. Há ainda o problema de se desperdiçar recursos raros, como o ouro, utilizado em microprocessadores. Tudo isso como conseqüência de uma coisa: relações de consumo irresponsáveis e insustentáveis.

Mas o problema do lixo eletrônico tem solução. Atualmente muitas empresas fabricantes desses produtos estão desenvolvendo projetos para a coleta e reciclagem do lixo gerado. Os governos também estão buscando formas melhores de lidar com o lixo. Falta somente que o consumidor, peça fundamental em uma sociedade de consumo, reconheça sua importância na solução desse problema, e se disponha  a realizar um consumo consciente, responsável com a vida e com o meio ambiente.


*Texto escrito por mim para o Desafio de redações do Guia do Estudante. O tema proposto era sobre o lixo eletrônico.

Abraço do Leo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário