quarta-feira, 13 de abril de 2011

Um truque interessante: como esconder arquivos em fotos

Segue aí um truque muito interessante e útil, que pretendo usar neste blog. Isso por que muitas vezes desejo postar algum arquivo que pudesse ser baixado, mas o blog não dá essa função.

Para esconder e resgatar qualquer arquivo em uma foto é preciso ter o WinRar instalado no computador. Você vai precisar de:

- Uma foto (qualquer tamanho);
- WinRar;
- Sistema operacional que permita o comando usado ou algo semelhante.

Nesse caso o sistema utilizado aqui foi o Windows 7, mas o recurso funciona bem no XP. Nunca usei o Linux para isso, mas como o recurso usado para isso é o prompt de comando então acredito que ele tenha esse recurso.

O WinRar é importante por que, apesar de você poder esconder qualquer arquivo, na hora de resgatar o arquivo o processo fica bem mais fácil com o WinRar, uma vez que é só descompactar a foto.

1 - Coloque a foto (.jpg) e o arquivo já compactado (.rar) na mesma pasta (Diretório);

2 - Abra o prompt de comando (Windows+r  à cmd);

3 - Vá até o diretório (pasta) onde estão os dois arquivos. Para isso use o comando “cd”, digitando “cd 'pasta'” onde “cd” é o comando e “pasta” é o caminho. Como prompt certamente abrirá com o nome do seu usuário se você colocar os arquivos no Desktop você só terá que digitar “cd Desktop”. Porém se os arquivos se encontrarem dentro de pastas então você terá que digitar “cd ‘pasta’” até que você consiga chegar onde os arquivos estão;

  4 - Agora o comando usado será “copy”. Digite no prompt “copy /v /b ‘imagem’.jpg + ’arquivo’.rar ‘resultado’.jpg”. O comando “copy” irá copiar os arquivos, mas como o parâmetro “/b” foi selecionado então o prompt irá somar os dois arquivos de forma binária. O parâmetro “/v” serve para o prompt verificar se a cópia foi feita de forma correta.


DICA: Não use  um nome grande em todos os arquivos envolvidos no processo. Nomes pequenos facilitam a escrita e reduz a possibilidade de erro.

OBS: Até consegui colocar o arquivo aqui, mas só vale a pena se forem arquivos pequenos...


Abraço do Leo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário