Em tempos
de economia globalizada e "capitalismo selvagem", campanhas e
estratégias publicitárias se mostram um perigo para aqueles que serão os
futuros consumidores do Brasil. Ainda sem terem a sua personalidade e visão
crítica formadas, as crianças são cada vez mais alvo de um mercado voraz, que
não mede esforços para seduzi-las ao consumo.
Foi a
partir da década de 1950 que a infância se tornou alvo de assédio do mercado.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a comunidade global finalmente conseguiu
compreender a importância que as crianças tem para o futuro da sociedade. Nos
Estados Unidos a geração "baby boomers", como são chamados os
nascidos na primeira geração pós Segunda Guerra, era vista como o "tesouro
americano" e deveria ser alvo de atenção e cuidados.
Tantos
cuidados chamaram a atenção do mercado, que viu nas crianças um público de
potenciais consumidores. Hoje consolidada como uma das maiores indústrias do
mundo, a indústria de produtos infantis não mede esforços e se utiliza das mais
diversas estratégias para atrair um público tão vulnerável. Desenhos animados
em campanhas publicitárias incutem nos pequenos desejos e valores de uma
cultura de consumo desenfreado e insustentável.
São estes
mesmos valores incutidos no público infantil que criam adultos consumistas e
pouco responsáveis com as causas ambientais e até com eles mesmos. Pouco
importa a origem das matérias primas, o lixo gerado ou as dívidas crescentes no
cartão de crédito: o consumo é a Lei e seu maior objetivo.
Em uma
sociedade onde o apelo ao consumo é cada vez mais latente, o debate e a adoção
de medidas quanto a publicidade infantil se mostra cada vez mais necessário. O
modelo de autorregulamentação adotado se mostra ineficiente e bastante
flexível, tornando evidente a necessidade de um controle maior sobre o assunto.
Faz-se necessário também discutir a educação que está sendo dada ao público
infantil, visto que somente com uma educação "sólida", crítica e
voltada para a cidadania será possível chegar a uma sociedade de consumidores
conscientes.
*texto escrito para a redação do ENEM 2014, com o tema "Publicidade
infantil".
Abraço do Leo!
Muito bom! Parabéns.
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