segunda-feira, 18 de março de 2013

Ética: uma questão social



Nos dias de hoje não há um cidadão que não tenha ouvido falar em ética. Essa palavra se tornou tão comum ao cotidiano de todos, e é comum associar ela a política, aos escândalos políticos e a corrupção, nos mais diversos âmbitos governamentais.

Mas afinal, o que é ética? Como é possível definir o que é ser ético ou não?

Para a filosofia moderna ser ético seria agir de acordo com determinados valores, que seriam definidos pela sociedade. Com base em tais valores é que seriam definidos os conceitos de bom ou mau. De forma simplificada, ser ético seria agir de forma que todas as suas atitudes fossem boas, sem prejudicar ninguém.

Ao associar ética somente a política está se cometendo um erro, já que todas as ações de um ser humano envolvem ética. É comum encontrar quem critique aqueles que são acusados de corrupção dizendo que elas não tem ética, mas essas mesmas pessoas são aquelas que no dia a dia trapaceiam para levar vantagem sobre os outros. Essas pessoas tem tanta ética quanto aqueles que criticam.

A questão da ética é algo complicado de resolver. Seriam necessárias várias gerações para que esse problema fosse resolvido. Para isso seriam necessárias mudanças em pontos fundamentais da sociedade, principalmente no que diz respeito a educação, tanto de origem familiar quanto a educação formal. Somente com a adesão massiva da sociedade a uma mudança de valores, para valores que visem não prejudicar os outros, é que poderemos viver em uma sociedade com ética.


Abraço do Leo!

Um comentário: